terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ERROS DE MARKETING - Postado por É errando que se aprende - 11/01/2010

Flamengo e Corinthians tomam goleada em Marketing
O Brasil é o país mais vezes campeão no esporte mais popular do mundo, o futebol. Pela quantidade de pessoas que acompanham cada detalhe dos campeonatos e vibram nos jogos como se fossem um verdadeiro "acontecimento" em suas vidas, é fácil perceber que somos um povo fanático por esse esporte.
E essa relação torcedor x clube ultrapassa o limite da razão e estabelece um vículo emocional de dar inveja a qualquer marketeiro que trabalha com produtos ou serviços "convencionais". Já imaginou se uma consumidora de Activia, por exemplo, fosse tão envolvida e apaixonada pela marca como é um corinthiano roxo?
Com esse contexto, os times brasileiros têm a faca e o queijo na mão pra fazer uma belíssimo trabalho de valorização e exploração de marca. Mas... parece que ninguém sabe ou quer fazer isso direito.
A consultoria Crowe Horwath RCS divulga anualmente uma estimativa do valor das "marcas" dos principais clubes do mundo. Ao cruzar essa informação com a quantidade de torcedores que cada um tem, chegamos a um resultado pífio. Em geral, os clubes europeus sabem trabalhar MUITO melhor as suas marcas, mesmo com menos torcedores.
O Flamengo, por exemplo, é o time com a maior torcida do mundo (33 milhões de torcedores no Brasil!), mas sua marca não vale nem 1/5 do valor da marca "Manchester United", que tem apenas 4 milhões de torcedores na Inglaterra (veja gráfico abaixo).
Somos bons de futebol, mas de Marketing....
Fonte das informações:
Valores das marcas: Globoesporte e Máquina do Esporte / Tamanhos das torcidas: Mundo Estranho
Fonte: errosdemarketing.com.br

Um comentário:

  1. Concordo com você, Simone. O aluno EAD tem como principal característica a pró-atividade,ou seja, não apenas reage às circunstâncias, mas toma a iniciativa, busca e compartilha o saber com os demais. Gostei muito do seu blog!
    Abraço,
    Márcia.

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